segunda-feira, 27 de junho de 2011

A C ontribuição Cristã

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.
II Co 9:7
Introdução
            Nesta aula, falaremos sobre a contribuição para a obra de Deus. Nos dias em que vivemos, há infelizmente, muita exploração em certos grupos religiosos, o que torna o assunto pouco simpático para ser falado. Entretanto, o crente que crê na Palavra de Deus, entende que tudo vem de Deus, inclusive a parte financeira, pela qual deve ser-lhe muito grato. Desse modo, com base na Bíblia, veremos o valor da contribuição cristã.

1. A Bíblia fala neste assunto?
            Sim, no Antigo Testamento o povo de Deus tinha prazer em contribuir para as coisas materiais ligadas à casa do Senhor. Com esse empenho, o rei Davi providenciou os recursos necessários para a construção do Templo de Israel. I Cr 29:2,3,14,16,17. No versículo 14, diz que todo o povo contribuiu para a casa de Deus, com muita alegria e voluntariedade.

2. Como deve ser a contribuição?
            Examinando a Bíblia, concluímos que a contribuição pode ser entendida de dois modos:

a) Dízimo;
b) Ofertas Alçadas.

2.1 Quanto ao dízimo.
a) É um dever do servo de Deus.
            Lemos em Ml 3:10a “Trazei todos os dízimos a Casa do Tesouro”. Vê-se nesse trecho que o servo de Deus é exortado a trazer o dízimo à Casa do Tesouro. Isto se referia à tesouraria do Templo, em Israel. Hoje, a Casa do Tesouro é a tesouraria da Igreja.
            Alguém diz que os dízimos eram só para o Antigo Testamento. Entretanto, no Novo Testamento, em Mt 23:23, Jesus disse para os fariseus que eles deveriam guardar a misericórdia e a fé, sem se omitirem de entregar o dízimo: “Fazei estas coisas (misericórdia e fé), sem omitir aquelas (o dízimo)”
b) O dízimo serve para a manutenção da obra de Deus. Em Ml 3:10 diz: “Trazei... para que haja mantimento na minha casa”. ‘Toda organização aqui na terra, precisa de recursos materiais ou financeiros, para a sua subsistência. Se não receber de governos ou de outra fonte, precisa manter-se por si mesma, com a contribuição de seus membros.
            “A igreja não depende de ajuda do governo”.
c) Deus desafia o homem a fazer prova Dele, ao ser dizimista. O Senhor     diz em Ml 3:10c: ‘Trazei..., e depois fazei prova de Mim...’.
d) Deus promete bênçãos de abundância ao dizimista. Em Ml 3:10d diz:     “Se Eu não vos abrir as janelas do céu...”.
e) Trazer o dízimo é um ato de fé e obediência.
     Se o crente não crê que Deus vai abençoá-lo por contribuir para sua      obra com sua renda, não adianta dar o dízimo. Leia Pv 3:9,10. Isso      depende de fé, e não de lógica humana.
f) O dízimo quer dizer 10% da renda pessoal.
    Alguém acha isso um absurdo, que estamos enriquecendo aos     pastores. Mas já foi testado e comprovado que a pessoa sem Jesus     gasta no mundo com coisas supérfluas, com vícios, vaidades, clubes,     etc. muito mais do que os 10% que os servos de Deus dão na Casa do     Senhor.
g) A Igreja não fiscaliza quem dá ou não o dízimo. Apesar de ser um      dever do cristão, a igreja não deve fiscalizar os irmãos, mas deve      confiar que entregarão voluntariamente. Agindo assim, evitará alguns      constrangimentos que poderão ocorrer.

2.2 Quanto às ofertas alçadas
            São ofertas levantadas. Não constituem uma obrigação expressa, mas são para atender às necessidades da igreja, juntamente com os dízimos. Ex 35,21; Dt 16:10.

3. Para que serve a contribuição na Igreja atual?
3.1  - Para manter os trabalhos de Evangelização.
·         A igreja mantém obreiros no interior, e também no exterior do nosso País.
3.2 Manutenção do Patrimônio
·         Construção de Templos compra de equipamentos, utensílios, etc.
3.3  Ajuda aos necessitados da Igreja
·         Viúvas, órfãos e outros irmãos carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sobre cada assunto aqui abordado Deus te Abençoe