segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Nove Crente e o Discipulado

“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.
II Tm 2:2.
Introdução

O que é Discipulado
Conceito: Discipulado é o processo de formação de discípulos, ou seja, o trabalho que faz as pessoas aceitarem a Cristo e permanecerem no seu evangelho, capacitando-as a produzirem frutos. Mt 28:19,20.
Discipulado é um trabalho que requer muita dedicação às pessoas. Por isso precisa haver bastante perseverança, não deixando ser interrompido, até que a pessoa se firme, estando pronta para exercer o papel de um discípulo multiplicador.
Quem pensa em fazer discipulado, deve estar consciente de que vai ser servo, e como servo, fará todo o esforço possível para não deixar que se perca nenhum dos que aceitarem a Jesus.

1. Por que devemos fazer Discipulado:
a) Porque é uma ordem de Jesus. Mt 28:19,20.
b) Porque a Igreja primitiva fez. At 2:42-47; 14:21,22.
c) Para promover o crescimento da igreja. Jo 15.16; Mt 25:20,21.

2. Benefícios do discipulado:
a) Estimula o crescimento espiritual (avivamento). At 2:42.
b) Promove o crescimento numérico da igreja. At 2:46,47.
c) Formação de crentes enraizados. I Pe 2:2; Sl 125.1; Ef 4:14.
d) Formação de obreiros bem preparados. II Tm 2:15

3. Quanto às fases do Discipulado
3.1. Primeira Fase: Pregação (evangelização). Esta fase é o início de
       todo o processo, foi assim que Jesus iniciou  e ensinou, conforme
       os textos seguintes. Mt 4:17-19; Mc 16:15: Rm 10:14; I Co 9:16.
3.2. Segunda Fase: Integração. O processo do discipulado não pode ser interrompido já na primeira fase. Não devemos apenas pregar para alguém e abandoná-lo após sua decisão para Cristo. Temos que lhe propiciar condições favoráveis ao seu crescimento espiritual, pois quando isto não acontece, muitos desanimam da fé e voltam para o mundo e morre tal como um bebê abandonado. Jesus e os Apóstolos cuidaram dos novos convertidos. Jo 17:12; At 2:42; 15:36.
3.3. Terceira Fase: Ensino. O novo crente precisa passar por este estágio de formação, visando o seu desenvolvimento espiritual para o serviço do Senhor Jesus. Mt 4:19; II Pe 3:18; II Tm 2:15.
Cuidado! O ensino aplicado ao novo convertido não deve ser o mesmo dos adultos, pois estamos lidando com recém-nascidos, aos quais não devemos dar comida sólida, e sim, o leite racional. I Co 3.2.
Este ensino deve ser dado preferencialmente na igreja, pois o novo convertido precisa freqüentar a Escola Dominical desde cedo.       É na igreja onde ele recebe também o ensino dado pelo Pastor nas diversas atividades cotidianas. Outros trabalhos são desenvolvidos, nos quais ele aprende cantando, orando, evangelizando, etc. É bom lembrar, que o novo convertido deve participar de todas as atividades, mas sempre como aprendiz.

4. Visitas aos novos convertidos, uma ação necessária
O trabalho de visitas é indispensável para que se concretize a formação de discípulos, pois são muitas as dificuldades encontradas pelos novos convertidos e que muitas vezes só as percebemos indo ao seu encontro.
Para isto se faz necessário que a igreja disponha de pessoas capacitadas, dada a fragilidade dessas pessoas que são ainda como bebês, precisando de tratamento especial. Os discipuladores devem ser pessoas experientes, podendo aconselhar e contornar situações delicadas.

4.1. Benefícios do Aconselhamento Pessoal
a) Atenção especial ao novo convertido.
b) Amigo mais chegado do novo convertido.
c) Visitar a família do novo convertido.
d) Promover o avivamento mútuo.
e) Ajuda material ao novo convertido, quando necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sobre cada assunto aqui abordado Deus te Abençoe